28 setembro 2009

Observatório de Capricornio

Em uma ação pioneira a Prefeitura Municipal de Campinas inaugurou em 15 de janeiro de 1977 o primeiro Observatório Municipal do País, denominado então como Estação Astronômica de Campinas. Desde o seu início o Observatório desenvolve um trabalho permanente com o público em geral, e em particular com estudantes, levando o conhecimento astronômico ao maior número possível de pessoas. Suas ações abrangem atividades educativas, de divulgação e pesquisa astrônomica.
Em 1992, o Observatório passou a denominar-se Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini - OMCJN, ligado à Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, em homenagem à memória do astrônomo Jean Nicolini, por seu renomado trabalho como observador, entusiasta e divulgador da ciência astronômica, tendo sido o fundador do Observatório do Capricórnio-OC na cidade de São Paulo em 1948.
O OMCJN e OC são entidades distintas que trabalham em colaboração.
"Partindo da concepção de que a "Astronomia é o mais digno monumento à inteligência humana", e que Campinas não poderia ficar à margem do esforço universal que ora se verifica neste setor, a atual Administração encontrou no Pico das Cabras, hoje Monte Urânia, a possibilidade da criação daquilo que é o primeiro observatório municipal do País..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário